Sujeitos, normas e aspectos históricos na Educação Profissional da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (E-book Amazon)

Daisy Moreira Cunha ; Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira ; Sandra Freitas de Souza (org.)

Em estoque

DOWNLOAD DO ARQUIVO

Educação

Esta coletânea de capítulos do livro em apreço, decorre de pesquisas que contemplaram aspectos históricos e normativos, referentes à capacitação profissional de nível técnico, no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de Minas Gerais. Ressalta-se que foi dado destaque ao trabalho docente por um lado e, por outro, às vivências e aprendizagens dos alunos, no âmbito das instituições investigadas. Os capítulos desta coletânea objetivam contemplar, sobretudo, os aspectos históricos, problematizando o enquadramento normativo que originou a ocorrência de núcleos, com um nível de tensionamento contínuo, desde a instalação das primeiras instituições da mencionada Rede.
O foco desta coletânea contempla as normas, disposições, emanadas das políticas públicas, além das ações e práticas dos sujeitos, consubstanciados, notadamente, nos professores e alunos. E, nesta perspectiva, se destacam as ações realizadas pelos principais sujeitos no interior dos estabelecimentos escolares, pelas corporações que resistem cotidianamente, ao não atendimento do direito à educação, disposto na Constituição Federal de 1988.

Área: Educação
Ano | Edição: 2022