O Pisa: olhares cruzados Brasil-França sobre uma abordagem internacional da avaliação da leitura.

O Pisa: olhares cruzados Brasil-França sobre uma abordagem internacional da avaliação da leitura.

Juliana Alves Assis ; Daniel Bart (org.)

Em estoque

DOWNLOAD DO ARQUIVO

Obras gratuitas (PDF)

Desde a criação do PISA, inúmeros textos de orientação crítica, metodológica, didática, linguística ou sociológica têm proporcionado valioso apoio conceitual para um melhor entendimento das condições, motivações e efeitos da avaliação da compreensão de texto, do letramento ou da cultura científica. As contribuições reunidas no livro organizado por Juliana Alves Assis e Daniel Bart são marcos igualmente valiosos nesses aspectos, de modo que este livro, muito bem recebido em sua versão em francês, vem alimentar ainda mais esse campo de pesquisa por definição internacional, e estamos muito satisfeitos que seja agora acessível aos leitores de língua portuguesa. Além de seus componentes epistêmicos, metodológicos e teóricos, as questões relacionadas aos produtos do PISA são igualmente sociais, democráticas e políticas. De onde vem o PISA e como ele questiona a educação em suas dimensões democrática e social? Propõe-se, no início deste belo livro, apreender e ressituar o PISA em seu contexto histórico, durante o longo período de internacionalização da educação, considerando o que esse programa faz – por seus objetos e usos – à própria ideia de educação como projeto social e à ação pública em educação.

Área: Obras gratuitas (PDF)
Coleção: CESPUC (Centro de Estudos Luso-Afro Brasileiros da PUC Minas)
ISBN: 9786588547465
Ano | Edição: 2023
Páginas: 334
Editora: Editora PUC Minas
Dimensão: x x cm
Peso: g